Ninguém me entende!

Em diferentes momentos, temos a sensação clara de que não somos  compreendidos pelos outros. Porém, assumindo as rédeas da própria existência, precisamos nos perguntar primeiro: Será que eu mesmo me entendo? Como posso ter a expectativa de uma compreensão alheia se nem eu mesmo a possuo?

Para nos desenvolver, melhorar um pouco mais a cada dia, hoje e por toda a existência, precisamos urgentemente desenvolver o Autoconhecimento, com a Autopercepção. Deixar de olhar tanto para fora e falar sem parar, para vivenciar o que acontece dentro de nós.

Inúmeras vezes perguntei aos meus alunos de pós-graduação ou executivos/Coachees:

– Como vc está se sentindo agora? Geralmente percebo um bloqueio cerebral com um silêncio dramático, que termina com um: “Como assim?”  Outras vezes obtenho as respostas: – Estou bem! /Estou mal! Nada mais genérico e inespecífico.

Não fomos educados para perceber e nomear nossos sentimentos, mas sim a julgar as reações alheias e, de acordo com elas, aprendemos a nos comportar. Como consequência, somos dirigidos inconscientemente pelas nossas emoções – que nunca deixaram de existir – enquanto procuramos culpados externos para justificar nossas atitudes, muitas vezes inadequadas.  Também passamos por momentos de grande estresse e nos comportamos de forma totalmente desconhecida e surpreendente – “um destempero comportamental”, fruto do vulcão emocional interno que resolveu entrar em erupção.

Para reconhecer estas emoções perceba que geralmente há sinais físicos que a acompanham, como uma indisposição no estômago, a garganta mais fechada, pontadas na cabeça, entre muitas outras. A emoção também pode estar acompanhada de uma imagem ou pensamento, mas procure reconhecê-lo e nomear o conforto ou desconforto de acordo com as emoções: satisfação, raiva, tristeza, apatia, entusiasmo, ódio, alegria interna, decepção, plenitude, vazio interior e outras tantas a serem descobertas.

Depois de reconhecer e nomear, pode ser que, como você deixou a emoção evidente, ela simplesmente desapareça. Se isso não ocorrer, olhe para ela e apenas contemple sua existência, afinal, quem nos garante que as emoções precisam ser entendidas?